DIRETOR DE MARKETING DA MITSUBISHI

Em entrevista à Portal QuadX4, Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, falou sobre o cenário do Off-Road no país e sobre os eventos promovidos pela marca. Confira!


QuadX4. Como você avalia o cenário do Off-Road no Brasil?

Fernando Julianelli. O Brasil é um país off-road. Pouco mais de 10% das estradas brasileiras são pavimentadas e 88% da malha rodoviária não têm nem asfalto. Muitas das estradas pavimentadas estão em condições tão ruins que somente a força e a resistência dos veículos 4×4 podem vencer os desafios com segurança e comodidade. Quando falamos em diversão, os 4×4 da Mitsubishi oferecem não apenas um meio de transporte seguro e forte, mas também uma possibilidade de usar o mesmo carro confortável do dia a dia para atividades outdoor nas férias e finais de semana. Cada vez mais, as atividades off-road crescem e se tornam comuns. Felizmente, a consciência ecológica e de preservação também vêm acompanhando os aficionados por lama, que cuidam dos lugares onde praticam a sua atividade favorita.

QX4. O Nordeste possui diferentes tipos de terreno com diferentes graus de dificuldade para a prática do Off-Road. Qual o tipo de veículo adequado para cada tipo de terreno?

FJ. Todos os veículos 4×4 das linhas L200 e Pajero estão preparados para encarar qualquer tipo de terreno.

QX4. Qual o diferencial dos veículos Mitsubishi para a prática do esporte?

FJ. Sem dúvida, a força, a resistência, a tradição e a tecnologia embarcada nos carros. As vitórias no Rally dos Sertões, as 12 no Rally Dakar, os títulos de WRC e P-WRC e as formas como, há muito tempo, a Mitsubishi utiliza essas competições como laboratório para desenvolver componentes específicos e motores e testar a resistência de tantos outros faz da marca dos três diamantes a mais tradicional e confiável para a prática das atividades fora da estrada.


QX4. Quais cuidados com o veículo os praticantes desse esporte devem ter? Quais dicas para conservar seus veículos depois de uma trilha?

FJ. O importante é sempre manter em dia o programa de revisões estabelecido no livreto de bordo do veículo.

QX4. Qual avaliação você faz do rally realizado em Aracaju, em agosto? Quais os pontos altos dessa competição?

FJ. Foi uma prova excelente, repleta de desafios. Aracaju sempre nos recebe muito bem e dessa vez não foi diferente. Recebemos no evento participantes de toda a Região Nordeste, o que deixou a festa ainda mais divertida. Nas trilhas, tivemos dunas, piso arenoso, lama, muita água, ou seja, os veículos 4×4 foram colocados à prova e os participantes puderam testar toda a vocação off-road dos modelos.

QX4. Qual a sua opinião sobre o nível técnico das provas de regularidade realizadas em Aracaju?

FJ. Por conta da chuva nos dias anteriores à prova, as trilhas ficaram ainda mais desafiadoras. No entanto, sempre pensamos a prova para todos os perfis: do iniciante ao experiente. Assim, todos podem ter um dia de aprendizado e emoções.

QX4. Quais os eventos de rally são promovidos pela Mitsubishi? Qual o objetivo desses eventos?

FJ. A Mitsubishi promove e organiza vários eventos para clientes da marca. Temos o Mitsubishi Motorsports, um rally de regularidade dividido em duas temporadas – Sudeste e Nordeste -, com 11 etapas no total. O evento existe há 20 anos e passamos por todo o Brasil com provas divertidas, criadas para que os clientes coloquem seus próprios Mitsubishi nas trilhas. Temos o Mitsubishi Outdoor, um rally de estratégia e tarefas que mescla trilhas off-road com atividades esportivas e culturais. E a Mitsubishi Cup, uma competição de rally cross-country de velocidade que está na 15ª temporada e é considerada uma das mais importantes do Brasil – são sete etapas pelo país.

Fazemos, também, eventos on-road, realizados no autódromo Velo Città – um dos únicos três do Brasil com homologação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

QX4. Existem projetos da Mitsubishi voltados, especificamente, para o rally? Quais são eles?

FJ. A Mitsubishi patrocina o Rally dos Sertões, maior competição off-road realizada dentro de um único país, há 11 anos. E também somos representados com duplas que correm a prova a bordo de nossos veículos. O Guiga Spinelli, nosso piloto, é o maior vencedor da competição: tem quatro títulos. E, este ano, ele estará lá, novamente, com o ASX Racing, para buscar mais um pódio. Além disso, promovemos, também,  os rallies da Mitsubishi, como o de regularidade Mitsubishi Motorsports, que é o monomarca mais tradicional do país, o cross-country de velocidade Mitsubishi Cup. E, claro, sempre apoiamos e incentivamos a divulgação do esporte. Somos patrocinadores do Rally Dakar e a organização utiliza os 4×4 da Mitsubishi para montar a maior competição off-road do mundo, para fazer os resgates nas trilhas e transportar os jornalistas que cobrem a prova.

QX4. O que é a Expedição Mitsubishi e quem pode participar?

FJ. São viagens promovidas pela Mitsubishi em parceria com uma agência de turismo. Funciona no sistema all inclusive: locação do veículo, abastecimento, suporte, hospedagem, refeições e até fotos estão inclusas. Os roteiros levam os participantes a lugares com paisagens de tirar o fôlego, como a Cordilheira dos Andes, a bordo de veículos Mitsubishi.

Publicado por: quadx4