Um caminhão do Rally Dakar no estilo “Caveirão”

OS RUSSOS DA KAMAZ RESOLVERAM USAR
PRETO FOSCO NA PINTURA ENIGMÁTICA DO
NOVO CAMINHÃO DE RALLY

Já ouviu falar da Kamaz? É a fabricante russa de caminhões pesados que tomou conta do Rally Dakar nos últimos anos. Eles já venceram 13 vezes; e são tantas conquistas que a gente vai ter de colocar entre parêntesis pra não bagunçar o texto (ganharam em 1996, em 2000, de 2002 a 2006, de 2009 a 2011 e de 2013 a 2015).

Só que na edição desse ano eles foram superados pela Iveco. É raro, mas acontece. E o jeito foi correr atrás do prejuízo.

Depois de muito trabalho, a Kamaz liberou algumas imagens simplesmente sensacionais do novo caminhão de competição (vídeo acima), que traz um capô alongado. Julgando só pelo visual, é de meter medo em qualquer adversário, lembrando o famoso “Caveirão”, aquele blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

E ai, vai encarar?

Essa pintura, infelizmente, não é definitiva.

Foi só um jeito da Kamaz mostrar o novo modelo sem revelar muitos detalhes. Se você parar pra pensar, essa estratégia já foi utilizada nas pinturas de testes de pré-temporada da Red Bull Racing na Fórmula 1 e nos primeiros layouts do Peugeot 2008 DKR, que venceu o Rally Dakar desse ano entre os carros.

O que a gente já sabe sobre esse truck é que por baixo da carenagem tem um novo motor de 12.5 litros, 980 cavalos, movido a diesel, capaz de levar o caminhão russo aos 160 km/h. Sempre auxiliado pelo câmbio de 16 marchas.

Confira um time lapse da montagem do novo caminhão de rally da Kamaz

 

Fundada em 1969, a Kamaz fabricou seu primeiro caminhão em 1976, tornando-se rapidamente uma referência mundial em terrenos muito exigentes. A empresa tem participação do governo russo, o que explica um pouco dessa competitividade absurda. Imagine se você pode descansar tendo Vladimir Putin como chefe!

O interior da cabine do novo Kamaz

 

Texto, fotos e vídeos © Red Bull Content Pool
Publicado por: quadx4