A PRAIA DE MASSARANDUPIÓ VAI MUITO ALÉM DO NTURISMO

É preciso ir além do que se conhece tradicionalmente. Só assim consegue-se ultrapassar as barreiras de qualquer conceito anterior e conhecer as belezas da Praia de Massarandupió, um dos mais conhecidos destinos turísticos do Brasil. Localizado no Litoral Norte da Bahia, a 93 Km de Salvador, entre Porto do Sauípe e Subaúma, o local reserva para os turistas uma combinação irrecusável de mar, tranquilidade e riquezas naturais.

A praia comum – onde não há prática de naturismo – é um verdadeiro paraíso dos trópicos: coqueiros espalhados pela vastidão de areais encantam o olhar daqueles que passeiam pelo lugar e querem apreciar mais do que apenas um banho de mar.

São quase oito quilômetros de praia, integrantes da Zona de Proteção Ambiental Rigorosa (ZPR) e Área de Preservação Ambiental (APA) do Litoral Norte da Bahia. Toda a extensão praieira é emoldurada por uma alta fileira de dunas. Elas guardam majestosos coqueirais como presentes, além de uma verdejante vegetação rasteira. O encontro do mar com o rio é uma das delícias únicas oferecidas pela Praia de Massarandupió, onde águas ferruginosas e mornas só ratificam o potencial de passeio indispensável – mesmo que seja feito em apenas um dia.

O grupo de Off-Road – Bahia Expedition – realiza visitas periódicas à Praia de Massarandupió. No caso desses passeios, a aventura fica em segundo plano e a intenção maior é curtir o ambiente em família e o clima agradável. Edgar Rocha, presidente do clube, frequenta a praia há mais de quatro anos rodeado pela mulher, filho e amigos. “A paz que é encontrada aqui não existe em nenhum outro lugar”, opina.

Carlos Santos – o Toyhotel – chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados ao fazer passeios com veículos 4×4 pelas dunas e pela Praia de Massarandupió, já que se trata de uma APA. “Os jipeiros devem ter cuidado ao transitar por Massarandupió. É preciso ter limites e respeito com a natureza. Alguns trilheiros precisam entender que não podem realizar grandes eventos aqui. Se não houver respeito com o local, podemos perder esse espaço para praticar o esporte”, alerta ele, que, além de ser um jipeiro, desenvolve um trabalho social com os moradores da vila, distribuindo fardamento para alunos da escola municipal e brinquedos para crianças na época do Natal.

COMO CHEGAR: Partindo de Salvador, seguir pela Av. Luís Viana Filho (Av. Paralela) até a BA-099, Estrada do Coco, passando por Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí e depois Massarandupió. Da entrada até o vilarejo, percorrer mais 8 km.
Publicado por: quadx4